RSS, RDF, ATOM, todos feeds?

22maio08

Na hora de gerar conteúdo XML para ser disponibilizado para outros aplicativos através de APIs, qual formato de feeds escolher? RSS, RDF, ATOM, ou algum outro?

Digamos que você é o provedor de conteúdo, e você mesmo irá desenvolver um 3rd part component para ler este conteúdo o qual poderá ser instalado em serviços como Netvibes, iGoogle, Live, Orkut, Desktop, entre outros, a flexibilidade é grande e a escolha muito importante.

Visto que se no futuro você resolver não mais disponibilizar a informação no formato X, mas sim no formato Y, deverá ter que re-codificar o componente e suas funcionalidades, ou seja, re-trabalho e mais investimentos ($ e tempo).

Podemos dizer a grosso modo que RDF refere-se a versão 1.0 do padrão RSS e possui a possibilidade de agregar mais informações (mais extensível) que o RSS 2.0 que é uma versão mais simples de trafegar informações a serem sindicalizadas.

Como o propósito deste Blog é apresentar as soluções que tomei quando me deparei com certos problemas e o porquê delas terem sido tomadas, lá vai: Há algumas semanas desenvolvi um módulo (gadget/widget) para o Netvibes e iGoogle, que iria consumir (ler) informações de um XML que o site “moviemobz” fosse gerar. Nesta hora tive que decidir qual formato adotar, optei pelo RSS 1.0 RDF, pois teria a flexibilidade de enviar mais conteúdo para o módulo de forma mais organizada e o tempo de desenvolvimento para executar os ajustes necessários nele seria menor.

Porém, não discarto a possibilidade de gerar feeds RSS 2.0 para outros leitores ou para ser sindicalizado de outra forma, esta opção foi tomada dado que além de gerar o feed, eu terai que criar o agregador também. Caso contrário, aconselho dar preferência ao RSS 2.0 pela sua simplicidade e maior adoção no mercado.

O Atom nem foi considerado pois possui a menor participação no mercado, sendo lido em menor escala se comparado com os padrões RSS e apesar de ser originado da iniciativa da IETF a fim de criar normas e padrões para sindicalização, ainda não é um “standard”.



No Responses Yet to “RSS, RDF, ATOM, todos feeds?”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: